Realidade x Programação

 em Artigos

Eu tive uma matéria só sobre isso no meu mestrado na PUC, em 2013. A ideia era transformar tudo em linguagem de programação.

Todos os problemas jurídicos tinham que ser reduzidos a equações. O professor, um “bam bam bam” do direito tributário, achava isso lindo. O resto da classe não parecia se importar.

Não percebiam que com isso estavam se reduzindo. Ao eliminar a carga semântica e valorativa dos textos e do direito o professor achava que tornava as decisões judiciais mais objetivas. Tenho a firme convicção que ele estava enganado, e foi uma matéria muito difícil pra mim, não pela sua complexidade, mas pela repulsa que a ideia me causava. Pra vocês terem uma ideia eu estudei pra prova lendo sites de programação de computador.

Soa inacreditável que essa ideia fosse levada a sério, mas é pra isso que estamos caminhando.

O positivista, o tecnocrata, vê o mundo e seus desafios basicamente como equações que podem ser encaradas sobre o prisma dos modais deônticos (o que deve ser, não o que é). É uma visão que se integra no movimento revolucionário, claro, pois o “iluminado” define o que deve ser e está se lixando pra realidade. Toda visão dessa gente é baseada no desprezo pela realidade.

O professor não era um revolucionário, longe disso. Pelo menos não de forma consciente. Acredito que ele só estava embasbacado com o avanço tecnológico e quis levar o tema pra sua área de atuação. Me lembrou os arquitetos modernistas, que ficaram maravilhados com a tecnologia mecânica de sua época (mais de 100 anos atrás) e também quiseram trazer isso pra sua área de atuação. Nessa linha, recomendo o documentário O Fim da Beleza, do Brasil Paralelo.

Como eu disse num texto anterior, basta um pensador jogar uma ideia que milhões de inocentes úteis, “práticos”, dão conta de leva-la adiante meio às cegas

VICTOR METTA

Postagens Recentes

Deixe um Comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Contact Us

We're not around right now. But you can send us an email and we'll get back to you, asap.

Não pode ser lido? Mude o texto. captcha txt
Sobre problemas e soluçõesNo mundo de hoje, suas ideias são tudo o que lhe restou.