Abraham Weintraub é economista, formado pela USP com carreira no mercado financeiro nacional, MBA no exterior e professor docente da UNIFESP.
Atuou como Ministro da Educação entre 2019-2020 e atualmente é Diretor Executivo no Banco Mundial.
Histórico de Abraham Weintraub
Em 2017, Abraham e seu irmão Arthur Weintraub apresentaram um projeto de reforma da previdência no Congresso, ocasião em que conheceram o então deputado Onyx Lorenzoni, que os convidou para participar da criação do Plano de Governo para a futura candidatura de Jair Messias Bolsonaro à presidência do Brasil.
Após a eleição em 2018, Abraham atuou como executivo-chefe da transição de governo, ocasião em que desenhou a reforma ministerial, que resultou na redução de 39 para 16 Ministérios.
Em 2019, com a saída de Ricardo Vélez, Abraham assumiu o Ministério da Educação a pedido do presidente Bolsonaro. Em seu período de atuação até junho de 2020, foi responsável pela implantação de oito programas nacionais:
- Programa Conta pra Mim
- Programa Tempo de Aprender
- Grapho Game
- Escola de Todos
- Programa Novos Caminhos
- Educação Conectada
- Internet na Escola
- ENEM Digital
Weintraub ficou conhecido para o grande público após a divulgação da reunião ministerial de abril de 2020. Com uma fala forte de pouco mais de quatro minutos, o ministro que foi para Brasília para combater o sistema acabou sendo pressionado a deixar o ministério, episódio que envolveu ameaças a sua integridade física e de sua família.
Em maio de 2020, Abraham Weintraub deixou o Brasil e assumiu a cadeira do país no Banco Mundial, onde atua como Diretor Executivo até o momento.
Abraham Weintraub é membro fundador do Farol da Liberdade
Redes Sociais
Facebook: https://www.facebook.com/abrahamweint
Instagram: https://www.instagram.com/abrahamweintraub/
Twitter: https://twitter.com/AbrahamWeint
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzNLsQ28aX6rA47M74oeTyw
Weintraub no Brasil
Em 15 de janeiro de 2021, Abraham retornou ao Brasil para uma viagem por mais de 40 cidades do interior do Estado de São Paulo.