Abraham Weintraub – Perfil e Histórico

Abraham Weintraub - Farol da Liberdade

Abraham Weintraub é economista, formado pela USP com carreira no mercado financeiro nacional, MBA no exterior e professor docente da UNIFESP.

Atuou como Ministro da Educação entre 2019-2020 e atualmente é Diretor Executivo no Banco Mundial.

Histórico de Abraham Weintraub

Em 2017, Abraham e seu irmão Arthur Weintraub apresentaram um projeto de reforma da previdência no Congresso, ocasião em que conheceram o então deputado Onyx Lorenzoni, que os convidou para participar da criação do Plano de Governo para a futura candidatura de Jair Messias Bolsonaro à presidência do Brasil.

Após a eleição em 2018, Abraham atuou como executivo-chefe da transição de governo, ocasião em que desenhou a reforma ministerial, que resultou na redução de 39 para 16 Ministérios.

Em 2019, com a saída de Ricardo Vélez, Abraham assumiu o Ministério da Educação a pedido do presidente Bolsonaro. Em seu período de atuação até junho de 2020, foi responsável pela implantação de oito programas nacionais:

  • Programa Conta pra Mim
  • Programa Tempo de Aprender
  • Grapho Game
  • Escola de Todos
  • Programa Novos Caminhos
  • Educação Conectada
  • Internet na Escola
  • ENEM Digital

Weintraub ficou conhecido para o grande público após a divulgação da reunião ministerial de abril de 2020. Com uma fala forte de pouco mais de quatro minutos, o ministro que foi para Brasília para combater o sistema acabou sendo pressionado a deixar o ministério, episódio que envolveu ameaças a sua integridade física e de sua família.

Em maio de 2020, Abraham Weintraub deixou o Brasil e assumiu a cadeira do país no Banco Mundial, onde atua como Diretor Executivo até o momento.

Abraham Weintraub é membro fundador do Farol da Liberdade

Redes Sociais

Facebook: https://www.facebook.com/abrahamweint

Instagram: https://www.instagram.com/abrahamweintraub/

Twitter: https://twitter.com/AbrahamWeint

Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCzNLsQ28aX6rA47M74oeTyw

Weintraub no Brasil

Em 15 de janeiro de 2021, Abraham retornou ao Brasil para uma viagem por mais de 40 cidades do interior do Estado de São Paulo.

FAROL DA LIBERDADE